sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Dicas para Pintar a Casa

Se você está querendo pintar a sua casa ou apartamento e está com o orçamento curto, saiba que você mesmo pode fazer esse trabalho. No começo pode parecer trabalhoso, mas o resultado final vale a pena. Lembra que a pintura é uma roupa para a sua casa. Você mesmo pode ser o próprio Picasso em fazer retoques de pintura da sua casa
Neste artigo, vou te dar algumas dicas que irão te ajudar a escolher a tinta correta para a sua casa e como você deve pintar a sua casa para ter um ótimo resultado.
1. Preparar a parede


Antes de começar a dar a primeira mão de tinta, lixe a parede lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas partes em que a superfície estiver mais grosseira. E com a ajuda da palma das mãos, você pode verificar se a superfície está lisa para receber o selador.

Estando tudo ok, você começa a passar o selador, coloque uma quantidade na bandeja de aplicação e com a ajuda de um rolo aplique na parede em movimentos de sobe e desce. 

Repita a aplicação por todas as paredes do cômodo. (Muito importante: verifique na lata a diluição recomendada pelo fabricante, que geralmente é entre 10% e 20% para os seladores. E outra dica muito importante: se você aplicar uma demão com calma, preenchendo todos os espaços, não será necessário aplicar uma segunda demão.)


Aplique a massa corrida com uma desempenadeira e com a ajuda de uma espátula para os cantos. Passe, também, nos pequenos buracos que ainda podem ter ficado na parede e faça a correção com massa corrida, aplicando-a com uma espátula. E deixe secar por 2 ou 3 horas e sem seguida passe a lixa para deixar a superfície homogênea. Aplique o selador sobre a massa corrida. O selador vai reduzir o consumo de tinta (que é o material mais caro na pintura).
Pronto! Você e suas paredes estão prontas para aplicar a tinta!
2. Dê a primeira mão de tinta

Antes de começar a primeira mão de tinta, leia as orientações de aplicação do fabricante na lata da tinta. Abra a lata de tinta da cor que você escolheu, faça a diluição recomendada e misture para que o material fique uniforme.
Não esquece de proteger todo o piso e imobiliários dos ambientes que você for pintar, cobrindo com jornal ou uma lona 

Com o auxílio de uma  bandeja de aplicação,  coloque uma quantidade considerável  de tinta. Pegue o rolo lã de carneiro, remova o excesso de tinta, evitando que ele fique encharcado e comece a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes de vai-e-vem cobrindo toda a superfície. Repita o movimento até que toda a parede receba a tinta de maneira uniforme.
Inicie pintando uma pequena parede até você pegar o "jeito". Evite pintar em dias muito quentes, ou seja, temperaturas acima de 30°C e em dias muito úmidos. Isso porque em dias quentes, atrapalha o espalhamento da tinta, e dias muito úmidos impedem que ela seque adequadamente.
Em cantos pequenos, ou seja, no encontro das paredes, utilize um pincel pequeno para fazer a pintura. Já para pintar o teto, utilize um cabo prolongado anexado a um rolo. Se for necessário, utilize uma plataforma para facilitar a pintura. Cuidado ao utilizar bancos ou cadeiras, pode ser perigoso, você pode cair! E não se esqueça dos óculos de segurança, para que não respingue tintas nos seus olhos.
3. Dê a segunda mão de tinta

Após a primeira mão de tinta, espere de 3 a 4 horas para iniciar a próxima mão de tinta. Esse é o acabamento final.
Pinte novamente toda a parede com os mesmos movimentos de vai-e-vem cobrindo toda a superfície até finalizar todo o cômodo. Aplique também a segunda demão também nos cantos, bonecas de porta e janelas. E siga as mesmas instruções acima. 
Se a cobertura das paredes ainda não estiver boa, espere secar por mais 4 horas e aplique a terceira mão de tinta. É interessante aplicar uma mão de tinta de antimanchas antes. Uma vez que o teto tende a escurecer e até sujar nos cantos com o passar do tempo, principalmente em áreas perto das janelas.
Para você obter um bom resultado, é preciso escolher a tinta correta e de excelente qualidade para pintar a sua casa. Existem diversas marcas, cores, tipos de acabamento e rendimento no mercado. Eu sempre indico as tintas das marcas: Suvinil e Luckscolor
Lembre-se! A pintura da sua casa é amostra da sua personalidade. E saiba que não é preciso combinar as cores interiores com a fachada da sua casa.
Nos ambientes internos deve-se observar a iluminação, porque as tonalidades podem ficar diferentes conforme as suas variações e até escurecer demais o local, caso houver a combinação de luz fraca e cores das paredes escuras.
Cores mais vibrante e contrastantes são indicadas para uma única parede, pois se utilizadas com exagero podem causar irritação e cansaço.
Antes de escolher as cores da sua casa, tenha em mãos o circulo cromático. O círculo cromático ajuda a identificar a melhor combinação de cores. Sua versão mais simples é composta por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e seis terciárias.
Se mesmo com esses super dicas você ainda achar que dá muito trabalho para pintar a sua casa. Procure uma empresa com profissionais especializados, peça indicações de amigos e familiares. E caso não conhecer nenhuma empresa e não tiver nenhuma indicação, utilize a internet ao seu favor. Acesse o Google e digite: Pintura Residencial SP (caso vc for de São Paulo). Tenho certeza que você encontrará uma empresa que atente as suas necessidades.
Assista esse vídeo e veja como você pode pintar a sua casa:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drywall uma opção para a sua casa Sabia que você pode melhorar ou reparar a sua casa através de uma parede de gesso. Com o drywall a re...